Programa de incubação
Apoio ao Empreendedor

Apoia todos os empreendedores que tenham uma ideia ou plano de negócio numa atividade económica de base rural e que a queiram implementar no território “Douro Verde” do qual fazem parte os concelhos de Amarante, Baião, Cinfães, Marco de Canaveses e Resende.

Este Programa é composto por 3 etapas às quais os empreendedores se poderão candidatar, designadamente:

É objetivo da etapa Oficina do Empreendedor transmitir conhecimentos teórico-práticos sobre empreendedorismo de base rural a promotores de ideias de negócio em fase inicial. O plano de capacitação compreende a realização das seguintes atividades:

a)    1 dia de formação teórica em sala sobre noções gerais de empreendedorismo, gestão de empresas e economia agrícola / agroindustrial e com ações de simulação do processo de recolha de informação e construção de um plano de negócios sumário;

b)    2 dias de visitas de campo, de forma a promover o contacto dos incubados com boas práticas e casos de sucesso do setor agrícola, agroindustrial, serviços conexos e tecnologia.

A Oficina do Empreendedor ocorre nas datas e locais estabelecidos em Aviso de abertura. Caso pretenda avançar com a candidatura aos apoios descritos, para os devidos efeitos, aconselhamos uma leitura atenta do Regulamento da Micro Couveuse Rural.

Não existem candidaturas neste programa de incubação a decorrer!

É objetivo da etapa Plano de Negócios apoiar os promotores na redação e estruturação de um plano de negócios de base rural realista, parametrizável e inteligível, apto para implementar e financiar o negócio. O plano de capacitação desta etapa consiste no acompanhamento personalizado do promotor, prevendo como ações estruturantes:

a)    A atribuição de um mentor que reunirá com o promotor periodicamente para acompanhamento de todo o processo de elaboração do plano de negócios;

b)    Participação em sessões de capacitação específicas de interesse para o empreendedor.

Esta etapa terá uma duração média de 2 meses, conforme a complexidade da atividade em causa, sendo este prazo definido pelo mentor no cronograma elaborado no inicio da etapa. Caso pretenda avançar com a candidatura aos apoios descritos, para os devidos efeitos, aconselhamos uma leitura atenta do Regulamento da Micro Couveuse Rural.

Não existem candidaturas neste programa de incubação a decorrer!

Nesta fase é possibilitado ao empreendedor testar a sua atividade proposta antes de iniciar formalmente um negócio. Com ajuda especializada para cada uma das áreas de negócio em causa, serão definidas metas para o desenvolvimento da sua atividade durante o período de teste. A admissão é decidida com base no potencial do empreendedor e do seu plano de negócios. 

Durante esta fase os jovens empreendedores beneficiarão de uma bolsa, que lhes permitirá disponibilizar da totalidade do seu tempo no desenvolvimento do seu negócio (12 meses).

Não existem candidaturas neste programa de incubação a decorrer!